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Orientação escolar e vocacional

Com a Orientação Escolar e Vocacional pretende-se que os jovens adultos se envolvam no processo de escolha e tomem decisões individuais e responsáveis, permitindo-lhes escolher o caminho mais apropriado às suas características, sonhos e projetos de vida.
Nos dias de hoje, a necessidade de mudar de área profissional e adaptar-se a uma nova vida está a aumentar. Esta alteração leva ao aumento dos níveis de ansiedade e desorientação quanto ao futuro. Um processo de orientação profissional ou coaching de carreira pode ajudar a perceber que as mudanças podem ser positivas.
Para os jovens, a necessidade de tomar decisões sobre a sua vida académica, a curto prazo, e profissional, a longo prazo, pode levar a elevados níveis de ansiedade. Por vezes, surgem comportamentos desajustados ou instabilidade emocional. A ajuda do psicólogo é fundamental para ajudar o jovem no caminho do autoconhecimento e na descoberta das suas aptidões e capacidades, de forma a sentir-se mais confiante na sua decisão final.
O psicólogo não toma a decisão pelo jovem adulto, mas apoia-o e orienta-o durante o processo.
A orientação vocacional e/ou profissional é sempre adaptada ao jovem adulto. Podem ser sessões semanais individuais, ou em grupo; neste último caso a sessão final será individual ou em dupla.
O meu projeto de orientação vocacional e/ou profissional é estruturado em quatro momentos:

1. Entrevista – uma sessão individual, ou em grupo, para diagnóstico das necessidades de orientação vocacional, e identificação das expectativas do jovem e dos adultos de referência (pais, encarregados de educação, outros familiares, professores, etc.);
2. Avaliação – duas a três sessões individuais, ou num pequeno grupo, com a duração de 60 minutos, para aplicação de alguns testes com os quais se explorará aptidões, capacidades, interesses e personalidade;
3. Exploração – duas a três sessões individuais, ou num pequeno grupo, com a duração de 60 minutos, para análise dos resultados do conjunto de testes aplicados, exploração das ofertas educativas e formativas enquadradas nos resultados individuais, e projeção do percurso educativo e profissional para cada opção do jovem adulto;
4. Sessão final – uma sessão individual, ou em dupla, para entrega do relatório com informação e discussão dos resultados.

A fase da exploração é a fase de maior importância no processo. É o momento de autodescoberta e por isso, muitas vezes, de surpresa com o resultado. Desta forma, o número de sessões poderá ser ajustado a cada jovem adulto, mesmo quando se realizam em grupo. Não há um caminho certo e único e é sempre possível reformulá-lo.

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Mariana Silva

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